Objetivo

O objetivo da estratégia de spread é executar a compra ou venda de um conjunto de ativos simultaneamente com base na no spread ou diferencial financeiro que existe entre eles.

Atualmente o FlexScan pode executar spreads de 2 a 6 pernas. A única diferença entre estes tipos de spread é a quantidade de pernas, sendo que os parâmetros de execução são os mesmos, por isto explicaremos neste artigo o funcionamento do spread de 2 pernas e tudo o que for explicado aqui vale para os demais tipos de spreads que como diferença vão ter mais pernas.

O funcionamento do cabeçalho ou rodapé desta estratégia pode ser consultado no artigo Funcionamento Geral das Boletas

Overview

A diferença entre as boletas spread avançada e a boleta simplificada é que, no caso da simplificada,  alguns parâmetros são configurados pelo usuário e outros pela própria estratégia. Isso com o objetivo de tentar tornar a execução mais eficiente e fácil. 


Parâmetros de Entrada

Cada perna tem os seguintes parâmetros:


  1. Book - Abre o book da respectiva perna.

  2. Ativo - Define o ativo que a estratégia irá executar. Este combo busca automaticamente a lista de ativos à medida em que se digite um valor.

  3. Botão de Compra / Venda - Define se a estratégia deve enviar uma ordem de compra ou venda.

  4. Quantidade - Define a quantidade que será comprada ou vendida em cada perna.


Parâmetros de Execução

A estratégia de spread pode ser executada de dois modos: Entrada ou Gain/Loss. Geralmente a Entrada é utilizada na montagem de uma posição, mas também pode ser utilizada para sair de uma posição que o investidor possua em carteira com um único objetivo. Já o Gain/Loss possibilita sair de uma posição em dois cenários. Detalharemos a seguir os parâmetros de cada modo:


Modo de Execução Entrada

Segue abaixo a explicação dos parâmetros deste módulo:


  1. Modo Entrada - Define o Modo de Execução Entrada.

  2. Gatilho - Define como a estratégia calcula seu objetivo de entrada. Pode ser pelo Spread ou pelo Diferencial Financeiro.

  3. Entrada - Define qual é o objetivo da estratégia. No modo de entrada este é o parâmetro mais importante da estratégia, pois é ele que a estratégia utilizará para definir o preço das ordens para cada perna, de forma que o resultado da execução de todas as pernas atinja este objetivo.

    • Importante. O valor de entrada deve ser informado no formato Débito (em vermelho precedido de Db) Crédito (em verde precedido de Cr) conforme o resultado do cálculo do Spread ou Diferencial financeiro.

  4. Resultado esperado da Estratégia - Exibe o resultado financeiro que você vai receber (crédito) ou pagar (débito) caso a estratégia seja executada e atinja seu objetivo de entrada.

  5. Spread / Dif. Financeiro de Mercado - Mostra constantemente o valor de entrada, calculado pelo BID, MID e ASK. Este valor serve como referência do preço atual de mercado da estratégia.

    • BID (Compra) - Calcula o valor da Entrada considerando os preços necessários para agredir o mercado em cada perna.

    • ASK (Venda) - Calcula o valor da Entrada considerando que as pernas serão executadas na melhor oferta sem agredir as ofertas no mercado.

    • MID - Preço médio entre BID e ASK

    • Importante: Os valores calculados são apresentados na formato Débito (em vermelho precedido de Db) Crédito (em verde precedido de Cr) conforme o resultado do cálculo e caso clicados são copiados para Entrada.

Modo de Execução Gain/Loss


  1. Modo Gain/Loss - Define o Modo de Execução Gain/Loss.

  2. Gatilho - Define como a estratégia calcula seu objetivo de entrada. Pode ser pelo Spread ou pelo Diferencial Financeiro.

  3. Gain/Loss- Define os objetivos de Gain e Loss da estratégia 

    • Gain - Define o valor que a estratégia vai apregoar no mercado para tentar atingi-lo.

    • Loss - Define o valor que a estratégia vai monitorar, que se atingido, fará com que ela execute a mercado, respeitando os limites de clips para o envio de cada ordem.

    • Importante: Os valores de Gain e Loss devem ser informados no formato Débito (em vermelho precedido de Db) / Crédito (em verde precedido de Cr) conforme o resultado do cálculo do Spread ou Diferencial financeiro.

  4. Spread / Dif. Financeiro de Mercado (para Gain e Loss) - Mostra constantemente o valor de entrada, calculado pelo BID, MID e ASK. Este valor serve como referência do preço atual de mercado da estratégia.

    • BID (Compra) - Calcula o valor da Entrada considerando os preços necessários para agredir o mercado em cada perna.

    • ASK (Venda) - Calcula o valor da Entrada considerando que as pernas serão executadas na melhor oferta sem agredir as ofertas no mercado.

    • MID - Preço médio entre BID e ASK

Importante: Os valores calculados são apresentados na formato Débito (em vermelho precedido de Db) / Crédito (em verde precedido de Cr) conforme o resultado do cálculo e caso clicados são copiados para Entrada.