image

 

Descrição

Consiste de uma quantidade de compras de Put de menor preço (A) OTM e com uma quantidade idêntica de compra de Call de maior preço (C) OTM, formando as "asas", enquanto que as duas vendas, com preço de exercício intermediário (B) ATM, sendo uma Put e outra Call, formam o "corpo" da borboleta ajustada.

Esta estratégia é outra estratégia wingspread, que está se tornando bastante popular porque gera um valor líquido inicial, e pode oferecer um retorno ilimitado se o mercado liquida além das "asas" da borboleta, diferentemente do que ocorre com a Short Iron Butterfly, cujo valor é limitado ao valor líquido recebido. Mesmo com a quantidade de compras superior, o crédito líquido ocorre porque a soma dos prêmios das "asas" é mais barato (OTM) do que os prêmios recebidos das pontas de venda (ATM), que formam o "corpo" da borboleta ajustada. Observar que a Adjusted Short Iron Butterfly deve ter um total maior de posições de compra que o de venda, e as distâncias (B-A) e (C-B) devem ser iguais, como por exemplo: uma estratégia com a quantidade da posição Put [(A)x +3 + (B)x -2] é igual a quantidade da posição Call [= (B)x -2 + (C)x +3], totaliza +6 compras e -4 vendas.

Quando Usar

Quando o mercado estiver em ou próximo de (B), ou se irá permanecer em (B). A estratégia também é usada quando existe a possibilidade de volatilidade alta.

Ganho

Em quaisquer das direções, o ganho é ilimitado e ocorre se, no exercício, o mercado estiver abaixo do PE Baixo e acima do PE Alto. O ganho é limitado quando o preço do ativo for igual aos preços de exercícios médios (B), preços das pontas de venda ou "corpo" da borboleta, sendo igual ao valor líquido recebido. O PE Alto é igual a [Exercício maior (C) + ((C-A) - valor líquido recebido.)] e o PE Alto Médio é igual a [Exercício maior (C) - ((C-A) - Valor líquido recebido)/quantidade de vendas da Call (B)].

Perda

A perda máxima ocorre se, no exercício, o mercado estiver em (A) ou em (C), sendo igual ao valor líquido recebido. O PE Baixo é igual a [Exercício menor (A) - ((C-A) - valor líquido recebido)] e o PE Baixo Médio é igual a [Exercício menor (A) + ((C-A) - valor líquido recebido)/quantidade de vendas da Put (B)].

Prazo de exercício

A diminuição do tempo será desprezível até o último mês de vencimento. O Decay Effect beneficiará a posição abaixo de (A) ou acima de (C), "asas" da Adjusted Short Iron Butterfly. A diminuição do tempo é positiva para o valor da posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estrategia: Direção
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Alta (high)
  • Retorno Máximo: Ilimitado
  • Risco Máximo: Quantidade de venda x (B-A) ou (C-B) - Valor líquido recebido
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.