image

Descrição

É igual a Long Call Butterfly, com exceção que a distância entre a "asa" direita e o "corpo" (DB) ser maior do que a distância entre o "corpo" e a "asa" esquerda (BA) da borboleta, porque salta-se um preço entre o 3º e o 4º preço de exercício.

A Asymmetric Right-W Long Call Butterfly consiste somente de opções de compra (Call), com três preços de exercícios diferentes, sendo duas pontas de compra de menor preço ligeiramente ITM (A), três pontas de venda com preço intermediário ATM (B), e outra ponta de compra OTM (D) com preço maior do que os anteriores, ambas para o mesmo vencimento e com a quantidade de posições de compra iguais à quantidade da posição de venda.

A Asymmetric Right-W Long Call Butterfly é outra estratégia wingspread que está se tornando bastante popular, e leva vantagem em relação a Long Call Butterfly clássica, porque abrange um intervalo maior de preços de exercícios (rangebound) entre a "asa" direita (Right Wing) (D) e o "corpo" (B), cujo o efeito, se caso o mercado cair e ultrapassar (B), é aumentar o intervalo de lucratividade da estratégia. A Asymmetric Right-W Long Call Butterfly deve ter a quantidade da posição de compra igual à quantidade da posição de venda, na proporção clássica +2-3+1, mas como as distâncias entre os preços de exercícios (B-A) e (D-B) são diferentes, e para manter o equilíbrio entre essas diferenças, será necessário que 2(B-A) = (D-B), formando uma borboleta assimétrica, de asa direita.

Quando Usar

Entrar quando já transcorreu um mês ou mais, desde a data do lançamento das séries, estando o mercado próximo de (A), acredita-se que irá subir em direção a (B), ou em (D), espera-se que volte para (B); o investidor acredita que o mercado, no vencimento, estará próximo de (B).

Ganho

O ganho máximo ocorre se, no exercício, o mercado estiver em (B). Esse ganho seria (D-B) menos o custo de se montar a borboleta. Tal ganho cresce, quase que totalmente, no último mês.

Perda

Em quaisquer das direções, a perda máxima é o custo da borboleta. O PE Baixo está em (A) mais o custo da borboleta/2, e o PE Alto, em (D) menos o custo da borboleta.

Prazo de exercício

A diminuição do tempo é insignificante até o último mês, durante o qual se desenvolve as características da forma butterfly. O ganho máximo se desenvolve em (B). Se entramos no último mês e estamos fora da região (AD), devemos liquidar a posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Alta (high)
  • Retorno Máximo: Diferença entre os Exercícios (D-B) - Valor líquido pago
  • Risco Máximo: Valor líquido pago
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.