image

Descrição

É a compra de uma quantidade do ativo à vista com a venda de uma quantidade igual de opções de compra (call) OTM (A). É a operação mais comum, resultando numa operação de lançamento coberto ou Covered Call Write.

A Covered Call é a denominação mais popular desta estratégia, mas podemos encontrar em algumas Bolsas de Derivativos sendo referida como uma Short Put Synthetic, porque a posição estabelecida apresenta o mesmo perfil de risco e retorno como de uma Short Put, mas com um débito ao invés do crédito líquido, gerado pela compra do ativo. Quando as pontas da estratégia são realizadas simultaneamente, denomina-se como sendo uma Buy-Write. No entanto, se a quantidade do ativo vem de uma compra realizada previamente, a estratégia é denominada de Overwrite.

Quando Usar

Se o investidor acredita que o preço à vista no vencimento estará acima de (A), obtendo assim a taxa integral do financiamento com o exercício da opção de compra. Na operação de financiamento, a taxa implícita do mercado de opções é maior do que a taxa de aplicação em renda fixa.

Ganho

O ganho ocorre se, na data de vencimento, o mercado explode para cima, e o ativo subjacente (S) esteja cotado igual ou acima do PE. O ganho será limitado qualquer que seja a cotação acima do preço da Call (A), que equivale ao [Prêmio recebido (A) + Preço de exercício (A) - Preço do ativo (S)].

A ponta de opção Call estabelece um limite de perda, garantindo a proteção do portfólio contra a queda potencial. Quanto maior o preço de exercício da Call OTM (A), menor será o prêmio recebido pela venda ou lançamento da opção, mas aumenta o valor da garantia ou do hedge. No entanto, quanto mais o preço de exercício da Call estiver ATM (A), maior será o prêmio recebido e menor o valor do seguro ou do hedge do portfólio. Isto significa que uma Covered Call construída objetivando maior proteção, irá requerer maior desembolso, e menor será o risco do portfólio.

Perda

A perda ocorre se, na data de vencimento, o mercado explode para baixo e a cotação do ativo subjacente ultrapasse o PE = (S) - Prêmio recebido (A). Em tese, a perda será ilimitada quanto mais a cotação ultrapasse esse ponto de equilíbrio (PE). Porém, a perda será igual ao [Preço de compra do ativo (S) - Prêmio recebido (A)], ou seja, perda máxima de 100% do custo da estratégia, porque o ativo não pode ser menor do que zero. Com a cotação do ativo subjacente, no vencimento, igual ao preço de venda do ativo (S), a posição de opções expira sem valor ou "vira pó" e a do ativo, nem ganha e nem perde, e o investidor embolsa o prêmio recebido pela montagem do hedge.

Prazo de exercício

Efeito positivo. Com a passagem de tempo, geralmente diminui a porção do valor temporal do prêmio da opção, que significa um efeito positivo sobre o valor da posição em opção. O investidor obtém uma taxa de financiamento compatível com o risco, ou seja, quanto mais alto for (A), mais arriscada será a operação. Quando o preço do ativo subjacente estiver próximo do preço de exercício da Call (A), e a expectativa do mercado for de forte tendência de alta, a estratégia poderá ser revertida, ou seja, o investidor poderá sair antes do vencimento, liquidando-a parcial ou totalmente. Com o mercado em alta, o valor recebido com a venda do ativo (S) e o valor pago com a compra da Call (A), que será bem maior que o prêmio inicial de venda, geram um resultado líquido (netting) embolsado com a reversão, maior que o valor original desembolsado quando da montagem da estratégia.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: Prêmio  de venda (A) + (A) - (S)
  • Risco Máximo: (S) - Prêmio de venda (A)
  • Requer Margem: Ativo

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.