image

Descrição

É a venda de uma quantidade do ativo à vista com a venda de uma quantidade igual de opções de venda (Put) OTM (A). A Covered Put é também conhecida como uma Married Put ou como Short Call Synthetic, porque a posição estabelecida apresenta o mesmo perfil de risco e retorno como de uma Short Call, mas com um substancial crédito líquido, gerado pelas vendas da opção e do ativo.

Quando Usar

Se o mercado estiver próximo de (A), com sinais de ruptura, e então, acredita-se que haverá um movimento bem grande de baixa. O investidor faz "caixa", aplicando os valores com a venda do ativo e com o prêmio da venda da Put. A estratégia é usada ou como uma tentativa para recomprar o ativo subjacente abaixo do preço de mercado atual, ou ficar com o prêmio da venda da opção de venda (A) OTM que expira sem valor e "vira pó". Um investidor que lança uma Married Put só o faz se ele possui uma quantidade suficiente do ativo subjacente, porque ele sempre corre o risco de ser exercido a qualquer momento, antes do vencimento da opção. Além disso, o custo líquido do ativo deverá ser adequado se ele for designado para o exercício. Esta estratégia torna-se especulativa quando for lançada com uma quantidade superior de opções. A taxa implícita do mercado de opções é menor que a taxa de aplicação em renda fixa.

Ganho

O ganho ocorre se, na data de vencimento, o mercado explode para baixo e a cotação do ativo subjacente ultrapasse o PE = (S) + Prêmio (A). O ganho será limitado qualquer que seja a cotação abaixo do preço da Put (A), que equivale ao [(Preço do ativo (S) - Preço de exercício (A)) + Prêmio recebido (A)]. A ponta de opção Put limita o ganho da estratégia. Quanto menor o preço de exercício da Put OTM (A), menor será o prêmio recebido pela venda da opção, e consequentemente menor será o resultado da estratégia. No entanto, quanto mais o preço de exercício da Put estiver ATM (A), maior será o prêmio recebido e maior será o resultado da estratégia. Isto significa que uma Covered Put construída objetivando maior alavancagem, irá gerar menor ingresso de recursos, mas em compensação maior será a exposição de risco do portfólio.

Perda

Com a cotação do ativo subjacente, no vencimento, igual ao preço de venda do ativo (S), a posição de opções expira sem valor ou "vira pó" e a do ativo, nem ganha e nem perde, e o investidor embolsa o prêmio recebido pela montagem da estratégia. A perda ocorre se, na data de vencimento, o mercado explode para cima, e a cotação do ativo subjacente esteja cotada igual ou acima do PE, sendo ilimitada qualquer que seja a cotação acima desse ponto de equilíbrio (PE).

Prazo de exercício

O investidor obtém uma taxa de aplicação compatível com o risco, ou seja, quanto mais alto for (A), mais arriscada será a operação. Quando o preço do ativo subjacente estiver próximo do preço de exercício da Put (A), e a expectativa do mercado for de forte tendência de baixa, a estratégia poderá ser revertida, ou seja, o investidor poderá sair antes do vencimento, liquidando-a parcial ou totalmente. Com o mercado em alta, o valor pago com a recompra do ativo (S), que será bem menor que o preço inicial de venda, e o valor pago com a compra da Put (A), geram um resultado líquido (netting) desembolsado com a reversão, menor que o valor original embolsado quando da montagem da estratégia.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Especulativa
  • Expectativa: Bearish (baixa)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: (S-A) + Prêmio de venda (A)
  • Risco Máximo: Ilimitado
  • Requer Margem: Ativo

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro