image

Descrição

Se vermos as posições verticalmente seriam a combinação simultânea de uma Short Synthetic Underlying para o vencimento Front (mais próximo) e uma Long Synthetic Underlying para o vencimento Back (mais distante). Agora, se formos ver essas posições horizontalmente, elas seriam constituídas de uma Long Put Calendar Spread e outra Short Call Calendar Spread. A Jelly Roll consiste de uma compra de Call ATM (A), para um vencimento Front, com uma venda de Call ATM (A), para um vencimento Back, ambas com mesmo preço de exercício; e uma venda de Put ATM (A) para um vencimento Front, com uma compra de Put ATM (A), para um vencimento Back, ambas com mesmo preço de exercício. Os preços de exercícios das opções Back não necessariamente precisam ser iguais aos preços de exercícios Front. Poderíamos dizer que quando a Jelly Roll for criada com posições para dois vencimentos diferentes (como um Time Spread) e com o mesmo preço de exercício (Horizontal Spread), ela seria uma estratégia do tipo Calendar Spread. Mas, se as  posições estiverem em dois vencimentos diferentes (como um Time Spread) e com dois preços de exercícios diferentes (como um Vertical Spread), ela seria uma estratégia do tipo Diagonal Spread. Por causa da diferença de prazos, há uma grande dificuldade de se construir, no vencimento Back das opções, um perfil de risco e retorno da estratégia. Para contornar esse problema, estima-se os valores das opções para o vencimento Back, calculado ao final do vencimento de cada ponta, via modelo de precificação de opções, por exemplo, o Black-Scholes. Dependendo da forma como for criada a estratégia, teremos uma Long Jelly Roll, no caso de débito, e uma Short Jelly Roll, quando for para crédito.

Quando Usar

É uma operação de renda fixa que no vencimento Front não sofre as influências das variações no preço do ativo, por maior que seja a volatilidade. Após o primeiro vencimento, se a estratégia for de débito, torna-se uma Long Synthetic Underlying, e os riscos são os mesmos inerentes à compra do ativo. Se a estratégia for de crédito, torna-se uma Short Synthetic Underlying, e os riscos são os mesmos incorridos quando da venda do ativo.

Ganho

Independente do mercado, ao final do exercício Front, dependendo do valores estimados da call vendida e da put comprada (B&S) ao final do Exercício Front, o ganho será igual ao [Valores estimados da call vendida (sc) e da put comprada (bp) (A) (B&S) no Exerc. Back + Prêmios da call comprada (bc) e da put vendida (sp) (A) + Valores dos exercícios da call comprada (bc) e da put vendida (sp) (A)]. Após o primeiro vencimento, se a estratégia for de débito, os ganhos são ilimitados, e o investidor ganha o mesmo percentual de alta do preço do ativo subjacente. Caso a estratégia seja de crédito, os ganhos são ilimitados, e o investidor ganha o mesmo percentual de queda do preço do ativo.

Perda

Independente do mercado ao final do Exercício Front, a perda é nula. Após o primeiro vencimento, se a estratégia for de débito, as perdas são ilimitadas, de acordo com a queda no preço do ativo subjacente. Caso a estratégia seja de crédito, as perdas são ilimitadas, de acordo com a alta no preço do ativo subjacente.

Prazo de exercício

No vencimento Front, o efeito da diminuição do tempo sobre o valor da posição é nulo. Após o primeiro vencimento, até a data do vencimento, corre-se risco de acordo com a variação do ativo.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Renda fixa
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: Custo = [Vlr liq. estimados da Call vendida (sc) e da Put comprada (bp) (A) (B&S) no Exerc. Back + Prêmios da Call comprada (bc) e da Put vendida (sp) (A) + Vlr liq. exercícios da Call comprada (bc) e da Put vendida (sp) (A)]
  • Risco Máximo: Nulo
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.