image

Descrição

Combina duas Broken Long Butterflies, sendo uma Broken Right-W Long Put Butterfly somente com opções de venda (Put), com três preços de exercícios diferentes, e outra Broken Left-W Long Call Butterfly, somente com opções de compra (Call), com três preços de exercícios diferentes e superiores ao anterior.

Consiste de três Puts, sendo uma compra de menor preço OTM (A), duas pontas de venda com preço intermediário OTM (B), que formam a "asa" esquerda da borboleta modificada, e outra ponta de compra OTM (C) com preço maior do que os anteriores, que juntamente com (B) formam a metade do "corpo" da borboleta, ambas para o mesmo vencimento e com a quantidade de posições de compra iguais à quantidade da posição de venda, formando uma borboleta simétrica, mas com a "asa" direita quebrada; e três Calls, sendo uma compra de menor preço OTM (D), duas pontas de venda com preço intermediário OTM (E), que formam a outra metade do "corpo" da borboleta, e outra ponta de compra OTM (F), que juntamente com (E) formam a "asa" direita da borboleta modificada, com preço maior do que os anteriores, ambas para o mesmo vencimento e com a quantidade de posições de compra iguais à quantidade da posição de venda, formando uma borboleta simétrica, mas com a "asa" esquerda quebrada.

As duas borboletas com asas quebradas formam a Double Broken Long Butterfly que deverá ter um total simétrico de posições de compra e de venda, ou seja, as distâncias (A+C = B) e (D+F = E) ou (A+C+D+F = B+E) devem ser iguais, como por exemplo: [(A)x +3 + (B)x -4 + (C)x +1] + [(D)x +1 + (E)x -4 + (F)x +3] = +8 compras e -8 vendas. Por ser uma estratégia criada recentemente, o mercado ainda não tem uma nomenclatura definida para a figura gerada pelo perfil de risco e retorno, que tanto se parece com a letra "M de Money", com a "cara de um gato" ou "Garfield", ou ainda, com o "Batman", devido a semelhança do perfil de risco e retorno com a máscara do "Homem Morcego".

Quando Usar

Num mercado errático, quando faltar um mês ou menos, para o vencimento das opções, o preço do ativo deve estar situado no meio dos preços de exercícios (C) e (D), e o investidor acreditar que, no vencimento, o preço do ativo permanecerá flutuando dentro da região (B) e (E).

Ganho

O ganho máximo ocorre se, no exercício, o mercado estiver em (B) ou em (E). Esse ganho em (B), seria igual a (C-B) mais o valor líquido recebido e, em (E), igual a (E-D) mais o valor líquido recebido. Tal ganho diminui, sendo limitado ao valor líquido inicial, se o mercado permanecer entre (C) e (D). O PE Alto é igual a [(F) - ((F-D) - valor líquido recebido)/quantidade de compras (F)].

Perda

Em quaisquer das direções, a perda máxima é igual a [temp:(C-A) ou (F-D) - valor líquido recebido]. O PE Baixo é igual a [temp:(A) - ((C-A) - valor líquido recebido)/quantidade de compras (A)].

Prazo de exercício

A diminuição do tempo será desprezível até o último mês de vencimento. O Decay Effect beneficiará a posição entre (B) e (E), sendo maior entre (C) e (D), "corpo" da Long Batman Spread. A diminuição do tempo é positiva para o valor da posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: (C-B) ou (E-D) + Valor líquido recebido
  • Risco Máximo: ((C-A) - (F-E)) - Valor líquido recebido
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.