image

Descrição

É uma estratégia comum de arbitragem que envolve uma "trava de alta" ou Long Call Spread ou Bull Call Spread, com uma "trava de baixa" ou Long Put Spread ou Bear Put Spread, que equivale a compra de opções de compra (Call) ITM (A), com a venda de opções de compra (Call) OTM (B), de preço de exercício superior, e mais a venda de opções de venda (Put) OTM (A), com a compra de opções de venda (Put) ITM (B), de preço de exercício superior. A Long Box representa um box de compra com as mesmas quantidades e datas de vencimento, sendo também conhecida como Long Box de 4 Pontas, porque é uma operação de renda fixa.

Como o lucro de uma Long Box é pequeno, é necessário observar o impacto das taxas de corretagem envolvidas na montagem desta estratégia, porque elas podem comprometer todo o ganho. Por esta razão a estratégia é frequentemente chamada de Alligator Spread ou Spread Jacaré, por causa do modo que as comissões comem os lucros.

Quando Usar

É uma operação de renda fixa que não sofre as influências das variações no preço do ativo subjacente, por maior que seja a volatilidade. Portanto, é uma operação de renda fixa, podendo ser para "doar" ou "tomar" dinheiro a custo baixo, via mercado de opções. Com esta operação, o titular ou comumente chamado de "financiador" ou "doador" de recursos já conhece, antecipadamente, qual será o valor da liquidação no exercício, pois sua taxa de aplicação é maior que a taxa de juro do mercado. Ou seja, a estratégia Long Box é usada quando os spreads colocados estão com preços subavaliados em relação aos seus valores no vencimento. É usada também, no final do exercício fiscal, para reduzir a tributação sobre os ganhos de capital.

Ganho

No exercício, independente do mercado, o Valor do Box ou Valor do Resgate será sempre igual a [Diferença entre os preços de exercícios (B-A)]. O ganho ou Remuneração será igual ao [Valor do Box - Valor da aplicação ou Valor pago].

Perda

É nula, sendo igual a [Diferença entre os preços de exercícios (B-A) - Valor pago - Remuneração].

Prazo de exercício

O efeito da diminuição do tempo sobre o valor da posição é nulo.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Renda fixa
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: Remuneração = Dif. exercícios (B-A) - Valor pago
  • Risco Máximo: Nulo ou [Dif. exercícios (B-A) - Valor pago - Remuneração]
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.