image

Descrição

É a venda de opções de compra (Call) ATM (A) para um vencimento mais próximo ou Front Month, com a compra de opções de compra (Call) ATM (A) para um vencimento mais distante ou Back Month. Esta estratégia é uma variação da Covered Call, e mais barata inclusive, onde a ponta de compra do ativo é substituída por uma compra de opção com vencimento mais distante.

A Long Call Calendar é conhecida como Time ou Horizontal Spread porque envolve opções com idênticos preços de exercícios e prazos de vencimentos diferentes. Por causa da diferença de prazos, há uma grande dificuldade de se construir, no vencimento Back da opção comprada, um perfil de risco e retorno da estratégia. Para contornar isto, estima-se o valor da opção comprada para o vencimento Back, calculado ao final do vencimento da ponta de venda, via modelo de precificação de opções, por exemplo, o Black-Scholes.

Em algumas publicações, a Long Call Calendar é denominada de Call Time Spread ou Calendar Call Spread. A Long Call Calendar é um Spread Calendário, cuja ideia subjacente desse tipo de estratégia é a partir do decay effect ou prazo e da volatilidade implícita do prêmio da ponta comprada, que são fatorados, produzir um hedge contra qualquer movimento adverso de preço do ativo, para o prazo restante do vencimento da ponta de compra.

Quando Usar

Espera-se que o ativo fique estagnado, dentro de um intervalo de preços, ou com uma "leve" inclinação altista. A Long Call Calendar permite também compensar possíveis perdas advindas de movimento desfavorável de mercado, "rolando" a opção de compra ou a opção de venda, ou ambas, na direção da nova tendência. Este tipo de ajuste não é complicado, envolve nada além da transição de um exercício para outro, vertical ou horizontalmente no mesmo, ou para um futuro período de vencimento, visando melhorar o risco contra perspectiva de retorno da estratégia.

A estratégia Calendário Spread se beneficia quando a volatilidade implícita sobe, principalmente se ela for mais alta no vencimento mais próximo do que no mês seguinte.

Ganho

O potencial de ganho de uma estratégia de valor temporal é derivado do efeito da diminuição do tempo das opções. Dependendo do valor estimado da Call comprada (B&S), no final do vencimento da Call vendida (Exercício Front), e o preço do ativo (S) sendo igual ao preço de exercício das opções (A), o ganho máximo no Exercício Back será igual ao [Valor de liquidação estimado da Call comprada (B&S) no Exerc. Back + Prêmio recebido pela ponta de venda + Preço de exercício da venda (A)]. Os PEs dependem do valor estimado da Call comprada (B&S) ao final do prazo de vencimento da Call vendida, cujo resultado da estratégia será igual a zero.

Perda

Limitada, independente, se o mercado no vencimento da opção mais próxima ou no vencimento da mais distante, explode para qualquer direção, abaixo do PE baixo ou acima do PE Alto, a perda máxima será igual ao Débito líquido inicial.

Prazo de exercício

O Decay Effect afeta a estratégia de forma variada. Diminui o valor de compra da opção de longo prazo, mas ajuda no resultado da estratégia corroendo mais rapidamente o valor da ponta de venda de curto prazo. Isto tem o efeito de alargar o spread entre os dois preços da opção.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Neutra a Bullish (alta)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: [Vlr liquidação estimado da Call comprada (B&S) no Exerc. Back + Prêmio recebido ponta de venda + Preço de exerc. da venda (A)].
  • Risco Máximo: Valor pago
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.