image

Descrição

É a compra de opções de compra (Call) ITM (A) para um vencimento mais distante ou Back Month, com a venda de opções de compra (Call) OTM (B) para um vencimento mais próximo ou Front Month. Esta estratégia é uma variação da Covered Call, e mais barata inclusive, porque a ponta de compra do ativo é substituída por uma compra de opção com vencimento mais distante. Além disso, caso o ativo exploda para cima, diferentemente da Long Call Calendar, a Long Call Diagonal não se tornará uma estratégia geradora de perdas.

A Long Call Diagonal é conhecida como Diagonal Spread porque envolve um Horizontal Spread, que apresenta opções com diferentes prazos de vencimentos, com um Vertical Spread, que apresenta opções com diferentes preços de exercícios. Por causa da diferença de prazos, há uma grande dificuldade de se construir, no vencimento Back da opção comprada, um perfil de risco e retorno da estratégia. Para contornar esse problema, estima-se o valor da opção comprada para o vencimento Back, calculado ao final do vencimento da ponta de venda, via modelo de precificação de opções, por exemplo, o Black-Scholes.

Em algumas publicações, a Long Call Diagonal é denominada de Call Diagonal Spread ou Diagonal Debit Spread. A Long Call Diagonal é um Spread Diagonal, cuja ideia subjacente desse tipo de estratégia é a partir do Decay Effect ou prazo e da volatilidade implícita do prêmio da ponta comprada, que são fatorados, produzir um hedge contra qualquer movimento adverso de preço do ativo, para o prazo restante do vencimento da ponta de compra.

Quando Usar

Espera-se que o ativo fique estagnado, dentro de um intervalo de preços, ou com uma "leve" inclinação altista. A Long Call Diagonal é uma estratégia que requer pouco investimento, mas se o ativo subjacente no Back Month, sobe e venha a ultrapassar o PE, desde que a volatilidade implícita não varie, diferentemente da Long Call Calendar, ela terá um grande intervalo de preços para gerar ganhos. O objetivo com a estratégia é lucrar "rolando" a posição mais curta ou de venda, para o vencimento seguinte.

A Long Call Diagonal permite também compensar possíveis perdas advindas de movimento desfavorável de mercado, "rolando" a opção de compra ou a opção de venda, ou ambas, na direção da nova tendência. Este tipo de ajuste não é complicado, envolve nada além da transição de um exercício para outro, vertical ou horizontalmente no mesmo, ou para um futuro período de vencimento, visando melhorar o risco contra perspectiva de retorno da estratégia. A estratégia Diagonal Spread se beneficia quando a volatilidade implícita sobe, principalmente se ela for mais alta no vencimento mais próximo do que no mês seguinte.

Ganho

O potencial de ganho de uma estratégia de valor temporal é derivado do efeito da diminuição do tempo das opções. Dependendo do valor estimado da Call comprada (B&S), no final do vencimento da Call vendida (Exercício Front), e o preço do ativo (S) for igual ao preço de exercício da opção vendida (B), maior exercício, o ganho máximo. no Exercício Back será igual ao [Valor liquidação estimado da Call comprada (B&S) no Exercício Back + Prêmio recebido de (B) + Valor exercício (B)].

Perda

Limitada, independente, se o mercado no vencimento da opção mais próxima ou no vencimento da mais distante, explode para qualquer direção, abaixo do PE, a perda máxima será limitada ao Valor pago. Os PEs dependem do valor da Call comprada, ao final do prazo de vencimento da Call vendida, cujo resultado da estratégia será igual a zero. No caso dessa estratégia somente haverá um ponto de equilíbrio, o PE Baixo.

Prazo de exercício

O Decay Effect afeta a estratégia de forma variada. Diminui o valor de compra da opção de longo prazo, mas ajuda no resultado da estratégia corroendo mais rapidamente o valor da ponta de venda de curto prazo. Isto tem o efeito de alargar o spread entre os dois preços da opção.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: [Valor liquidação estimado da Call comprada (B&S) no Exercício. Back + Prêmio recebido de (B) + Valor exercício (B)]
  • Risco Máximo: Valor pago
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.