image

Descrição

É a combinação de duas posições de vendas, sendo uma opção Put OTM (A) de menor preço de exercício e outra opção Call OTM (C) de maior preço de exercício, que formam as "asas", com uma posição de compra de opção Call ATM (B) de preço de exercício intermediário, que forma o "corpo" da gaivota, ambas para o mesmo vencimento. A Long Call Seagull tem um perfil semelhante ao da Long Call Spread, mas o custo da estratégia é reduzido devido à entrada do prêmio com a venda da Put (C). Essa estratégia pode ser incluída na família das wingspreads ou dos "spreads de asas". A escolha do nome da estratégia é devido a semelhança do perfil de risco e retorno ter a forma de uma Soaring Seagull ou "gaivota planando". Porém, em algumas Bolsas de Derivativos a Long Call Seagull é denominada de Long Call Spread versus Put.

Quando Usar

Quando se acredita que a tendência do mercado é de alta, ou, que tenda a subir e não a cair, e estando o mercado próximo de (B) ou no "corpo" da gaivota, entre (AC). Se tudo estiver dentro do previsto, ou seja, o preço do ativo subjacente tenha uma alta, a estratégia oferece um retorno limitado. Essa é uma estratégia agressiva, especialmente porque oferece: imediata oportunidade de benefício com a apreciação de taxas de câmbio; hedge para proteção contra a subida de preços das commodities importadas; custo zero ou pequeno prêmio recebido na frente; e pequena proteção para grandes depreciações de moedas. Trabalha melhor no curto prazo.

Ganho

São limitados. No exercício, os ganhos são limitados quanto mais o mercado suba e ultrapasse ou seja igual a (C). Se a estratégia for executada para um crédito, somente haverá o PE Baixo, que será igual ao [Menor preço de exercício (A) - Valor recebido]. O ganho máximo será igual a [Dif. exercícios (B-A) + Valor recebido]. Com a estratégia gerando um débito ou igual a zero, o PE Alto será igual ao [Preço de exercício médio (B) + Valor pago]. O ganho máximo será igual a [Dif. exercícios (B-A) - Valor pago].

Perda

No exercício, as perdas são ilimitadas quanto mais o mercado caia e ultrapasse (A). A perda ocorre se, no vencimento, a cotação do ativo subjacente ultrapassar a "asa" esquerda (A) da gaivota, sendo ilimitada qualquer que seja a cotação abaixo do PE Baixo.

Prazo de exercício

Diminuição do tempo tem efeito positivo. Maior quando o preço do ativo subjacente estiver próximo de (B), "corpo" da gaivota. Com o preço do subjacente entre (A) e (C), a diminuição do prazo de exercício terá menos efeito sobre o valor da posição. Em (C), com o passar do tempo, os ganhos são limitados. Preferencialmente, faltando um mês para o vencimento da opção, se o ativo subjacente estiver flutuando na "asa esquerda" (A) da gaivota, a estratégia poderá ser ajustada perna a perna, ou somente parcialmente, desfazendo-se os spreads com a criação de novos perfis de risco. Desta forma, os pequenos ganhos, incrementam o retorno da estratégia, ou ajudam a mitigar as perdas.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Dif. exercícios (B-A) - Valor pago
  • Risco Máximo: Ilimitado
  • Requer Margem: Sim 

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.