image

Descrição

Combina uma Covered Call com uma ponta de compra adicional de opção de venda (Put). A Long Collar equivale a compra de uma quantidade do ativo, simultaneamente ou não, com duas posições de opções, sendo uma compra de opções de venda (Put) OTM (A), e outra venda de opções de compra (Call) OTM (B), de preço de exercício superior, ambas com idêntica quantidade e para o mesmo vencimento. Com a Long Collar, o investidor protege os lucros alcançados pelo ativo subjacente, mantendo-o em carteira, ou espera vendê-lo no futuro por um preço melhor.

Os preços de exercícios da Put e da Call são chamados, respectivamente, de "chão" (floor) e de "teto" (ceiling) da posição, ficando o preço do ativo entre esses dois limites. O preço da Put estabelece um preço mínimo de saída, se o investidor precisar num momento de queda substancial, liquidar a posição. O preço da Call fixa um limite superior de ganhos do ativo. Com isto, o investidor renuncia o ganho com a subida de preço do ativo acima do preço da Call. Em troca, por aceitar limitar o potencial ganho, o investidor recebe um preço mínimo pelo qual o ativo pode ser vendido durante a vida da Long Collar.

A Covered Call Collar, ou simplesmente conhecida como uma Long Collar, é uma Covered Call com a perda limitada. Quando a Call cobre totalmente o custo da Put, a Long Collar é denominada de Cashless ou Costless, ou ainda, de Zero Cost Long Collar. A Long Collar quando for constituída com posições de opções e de futuros, será chamada de Fence ou Window.

Quando Usar

É frequentemente usada como uma estratégia de hedge. O investidor está procurando limitar o risco de queda de uma posição no ativo, pagando um pequeno ou nenhum custo, ou que está disposto a antecipar uma potencial subida de preço, abrindo mão da proteção contra a queda de preço do ativo.

A Long Collar assemelha-se a um spread de alta, onde a parte de baixo é protegida pela Put que é financiada pela Call, que limita o potencial de ganho da parte superior do spread.

Ganho

Se o mercado, no exercício, subir e ultrapassar (B), o ganho ou Retorno Máximo será igual ao [Prêmio da Call (B) - Prêmio da Put (A) - Risco Máximo]. O PE é igual ao [Preço de compra do ativo (S) - (Prêmio da Call (B) - Prêmio da Put (A))].

Perda

Se o mercado, no exercício, cair e esteja em ou ultrapasse (A), a perda ou Risco Máximo será igual ao [Preço de compra do ativo (S) + Prêmio da Put (A) - Preço de exercício da Put (A) - Prêmio da Call (B)].

Prazo de exercício

Varia com o nível de preço do ativo subjacente em relação aos preços de exercícios das opções. O efeito será mínimo, caso o preço do ativo esteja situado entre os preços de exercícios. Se o preço do ativo ficar próximo do menor preço de exercício, no caso da Put (A), as perdas geralmente aumentam a uma taxa mais rápida com a diminuição do tempo. Alternativamente, se o preço do ativo ficar mais próximo do preço de exercício mais alto, no caso da Call (B), os lucros geralmente aumentam a uma taxa mais rápida com passagem de tempo.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: Dif. exercícios (B-A) - Risco Máximo
  • Risco Máximo: (S) + Prêmio Put - (A) - Prêmio Call (B)
  • Requer Margem: (S-A)

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.