image

Descrição

É a combinação simultânea de dois Strangles, sendo um Long Strangle que consiste de uma compra de Put OTM (A), de menor preço de exercício, com uma compra de Call OTM (D), de maior preço de exercício, ambas para o mesmo vencimento mais distante (Back Month); e um Short Strangle que consiste de uma venda de Put OTM (B), de preço de exercício maior que a Put de compra, com uma venda de Call OTM (C), de menor preço de exercício que Call de compra, ambas para o mesmo vencimento mais próximo (Front Month).

A Long Diagonal Strangle pode ser definida em termos de dois Spreads Diagonais, sendo uma Long Call Diagonal que consiste de uma venda de Call OTM (C) para um vencimento Front Month, com uma compra de call OTM (D), de maior preço de exercício, para um vencimento Back Month; e uma Long Put Diagonal que consiste de uma venda de Put OTM (B) para um vencimento Front Month, com uma compra de Put OTM (A), de menor preço de exercício, para um vencimento Back Month. Por causa da diferença de prazos, há uma grande dificuldade de se construir, no vencimento Back da opção comprada, um perfil de risco e retorno da estratégia. Para contornar esse problema, estima-se o valor da opção comprada para o vencimento Back, calculado ao final do vencimento da ponta vendida, via modelo de precificação de opções, por exemplo, o Black-Scholes.

A Long Diagonal Strangle assemelha-se a estratégia Short Iron Condor, que consiste de Call Credit Spread + Put Credit Spread, porém diferenciando no vencimento das pontas de compras, que expiram num prazo posterior. Normalmente, na montagem da Long Diagonal Strangle, a escolha dos prêmios e as distâncias entre os preços de exercícios são alguns dos filtros indicativos do risco de realizar ou não a estratégia, como por exemplo, a compra da Call estar de um a dois vencimentos além da ponta de venda, e seu prêmio ser no máximo uma vez e meia maior do que o prêmio da ponta de venda. Quanto a compra da Put, a regra é mesma, mas o prêmio da ponta de compra é no máximo uma vez e meia menor do que o prêmio da ponta de venda. Nos dias atuais, a tarefa de registrar uma estratégia complexa como esta, ficou em muito facilitada porque quase a totalidade das bolsas as identificam por códigos, bastando o investidor transmitir eletronicamente uma ordem fechando um spread de cada vez ou uma ordem com todas as pontas da estratégia.

Em algumas publicações a Long Diagonal Strangle é denominada de Double Diagonal ou Calendarized Iron Condor.

Quando Usar

Espera-se que o ativo fique de lado ou estagnado, dentro de um intervalo de preços ou com uma "leve" inclinação altista.

A Long Diagonal Strangle Spread é uma estratégia que pode ser construída para gerar um crédito ou um débito, mas se o mercado no vencimento mais distante, permanece flat ou sideways, com ligeira tendência altista, terá um grande intervalo de preços para gerar ganhos, formado pela distância entre os preços de exercícios das vendas (B) e (C).

O objetivo com a Long Diagonal Strangle Spread é lucrar "rolando" a posição mais curta ou de venda, a Short Strangle, para o vencimento seguinte. Isto é realizado quando faltando poucos dias antes do vencimento da Short Strangle, zera-se a posição através de novas compras, em seguida cria-se uma nova Short Strangle, para o vencimento mais próximo. Este tipo de ajuste não é complicado, envolve nada além da transição de um exercício para outro, vertical ou horizontalmente no mesmo, ou para um futuro período de vencimento, visando melhorar o risco contra perspectiva de retorno da estratégia. A quantidade de rolagem possível será igual ao número de vencimentos entre compras e vendas. Se a estratégia tem um spread Janeiro/Abril, significa que é possível rolar até mais duas vezes, para Fevereiro/Abril e Março/Abril.

Ganho

O potencial de ganho de uma estratégia de valor temporal é derivado do efeito da diminuição do tempo das opções. No vencimento Back, dependendo do valor estimado das opções compradas (B&S) ao final do Exercício Front, e o preço do ativo (S) estiver entre (BC), o ganho será igual ao [Vlr liq. estimado das opções compradas (A+D) pelo (B&S) no Ex. Back + Prêmios das pontas de venda (B+C) + Vlr liq. exercícios das vendas (B+C)]. O valor máximo ocorre em (B). Os PEs dependem do valor estimado das opções compradas (B&S) ao final do Exercício Front das vendas.

Perda

No exercício mais distante, dependendo do valor estimado das opções compradas (B&S) ao final do Exercício Front, e o preço do ativo (S) explodindo para qualquer direção além das pontas de compra (A) e (D), abaixo do PE Baixo ou acima do PE Alto, a perda máxima será igual ao [Vlr liq. estimado das opções compradas (A+D) pelo (B&S) no Exercício Back + Prêmios das pontas de venda (B+C) + Vlr liq. exercícios das vendas (B+C)].

Prazo de exercício

Esta estratégia combina dois spreads diagonais para qualquer direção do mercado e tenta explorar o decay effect, que por um lado diminui o valor de compra das opções de longo prazo, mas ajuda no resultado da estratégia corroendo mais rapidamente o valor das pontas de venda de curto prazo.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Renda
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: Vlr liq. estimado das opções compradas (A+D) pelo (B&S) no Ex. Back + Prêmios pontas de venda (B+C) + Vlr liq. exercícios das vendas (B+C)
  • Risco Máximo: Vlr liq. estimado das opções compradas (A+D) pelo (B&S) no Ex. Back + Prêmios pontas de venda (B+C) + Vlr liq. exercícios das vendas (B+C)
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.