image

Descrição

Combina Long Straddle (ATM) e Short Strangle (OTM), com os preços de exercícios abaixo e acima do Straddle comprado, com todas as opções para o mesmo vencimento. A venda de Put de menor preço OTM (A) e a venda de Call de preço maior OTM  (C) formam as "asas", enquanto que as duas compras, com preço de exercício intermediário ATM (B), sendo uma Put e outra Call, formam o "corpo" da borboleta.

Esta estratégia também pode ser montada combinando-se Bear Put Spread e Bull Call Spread. A razão do débito inicial é porque as "asas" têm prêmios mais baratos (OTM) que os prêmios das pontas de compra (ATM) que formam o "corpo" da borboleta. Observar que as distâncias (B-A) e (C-B) devem ser iguais.

Quando Usar

Quando o mercado pode apresentar movimento para qualquer direção. A estratégia também é usada quando existe a possibilidade de aumento da volatilidade.

Ganho

O ganho é assegurado, se no exercício, houver um movimento direcional do mercado, e o preço do ativo subjacente estiver nas "asas" da borboleta, abaixo do menor preço de exercício (A) ou acima do maior preço de exercício (C). O valor do ganho máximo é igual a diferença entre os preços de exercícios (B-A) ou (C-B), menos o valor líquido pago na abertura da operação. O mercado em queda, o PE Baixo será o preço de exercício intermediário (B), menos o valor líquido pago, significa que o Bear Put Spread será o ganhador. Ao passo que, o mercado em alta, o PE Alto será o preço de exercício intermediário (B), mais o valor líquido pago, significa que ganha o Bull Call Spread.

Perda

A perda máxima ocorre se, no exercício, o mercado encontra-se no preço de exercício intermediário (B), ou "corpo" da borboleta. A perda máxima é igual ao valor líquido pago quando do estabelecimento da estratégia.

Prazo de exercício

Com esta estratégia pode-se simplesmente desfazer os spreads comprando de volta as opções que foram vendidas e vendendo as opções compradas no momento da montagem. Preferencialmente, faltando um mês para o vencimento da opção, se o preço do ativo subjacente estiver flutuando próximo do "corpo" da borboleta, a estratégia poderá ser ajustada perna a perna, ou somente parcialmente, desfazendo-se os spreads com a criação de novos perfis de risco. Desta forma, os pequenos ganhos, incrementam o retorno da estratégia ou ajudam a mitigar as perdas. A aceleração de perda máxima está em (B).


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Alta (high)
  • Retorno Máximo: Diferença entre os Exercícios (C-B) - Valor líquido pago
  • Risco Máximos: Valor líquido pago
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.