image

Descrição

Combina Bull e Bear Spread, usando quatro preços de exercícios diferentes para o mesmo vencimento. Esta estratégia é composta somente com opções de venda (Put), sendo duas compras OTM (A) e ITM (D), respectivamente, o menor e o maior preço de exercício, que correspondem as "asas", e duas vendas, com preços de exercícios intermediários OTM (B) e ITM (C), que correspondem ao "corpo" do condor. A Long Put Condor é outra estratégia wingspread, cujo "corpo" é formado por um intervalo de preços de exercícios (rangebound), e é bastante popular porque oferece uma boa relação risco-retorno com baixo custo. Observar que as distâncias (B-A), (C-B) e (D-C) devem ser iguais.

Quando Usar

É desejável entrar em meses mais distantes. Antes de entrar, comparar a posição contra os valores teóricos.

Ganho

O ganho máximo é realizado se o mercado, no exercício, estiver dentro do intervalo (BC) ou "corpo" do condor. O ganho será igual a (B-A) o (D-C) menos o custo para a montagem da estratégia. Os PEs estarão nas "asas" do condor, em (A) mais o Valor líquido pago, e em (D) menos o Valor líquido pago.

Perda

A perda máxima ocorre se o mercado, no exercício, estiver nas "asas" do condor, em ou abaixo de (A), e em ou acima de (D). A perda será igual ao custo de montagem da estratégia.

Prazo de exercício

A diminuição é insignificante até o último mês, quando o super condor-butterfly apresenta seus aspectos característicos. O ganho máximo ocorre com o mercado situado na área (BC), que equivale ao "corpo" do condor.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Dif. Exercícios (D-C) - Valor líq. pago
  • Risco Máximos: Valor líquido pago
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro