image

Descrição

É a compra de opções de venda (Put) OTM (A) para um vencimento mais distante (Back Month), com a venda de opções de venda (Put) ITM (B) para um vencimento mais próximo (Front Month). Esta estratégia é uma variação da Diagonal Call, e mais barata inclusive, porque a ponta de compra do ativo é substituída por uma compra de opção com vencimento mais distante. Além disso, caso o ativo exploda para cima, diferentemente da Long Put Calendar, a Long Put Diagonal não se tornará uma estratégia geradora de perdas, porque a ponta de compra está OTM.

A Long Put Diagonal é conhecida como Diagonal Spread porque envolve um Horizontal Spread, que apresenta opções com diferentes prazos de vencimentos, com um Vertical Spread, que apresenta opções com diferentes preços de exercícios. Por causa da diferença de prazos, há uma grande dificuldade de se construir, no vencimento  Back da opção comprada, um perfil de risco e retorno da estratégia. Para contornar esse problema, estima-se o valor da opção comprada para o vencimento Back, calculado ao final do vencimento da ponta de venda, via modelo de precificação de opções, por exemplo, o Black-Scholes.

Em algumas publicações, a Long Put Diagonal é denominada de Put Diagonal Spread ou Diagonal Credit/Debit Spread. A Long Put Diagonal é um Spread Diagonal, cuja ideia subjacente desse tipo de estratégia é a partir do Decay Effect ou prazo e da volatilidade implícita do prêmio da ponta comprada, que são fatorados, produzir um hedge contra qualquer movimento adverso de preço do ativo, para o prazo restante do vencimento da ponta de compra. A Long Put Diagonal poderá gerar um crédito, dependendo dos prazos e dos preços de exercícios escolhidos. No caso do crédito, ele ocorre porque a ponta de compra OTM é mais barata do que a ponta de venda ITM. Quando o prazo para o vencimento da ponta compradora for bastante longo, a ponta vendedora tiver pouco tempo para o vencimento, e a distância entre os preços de exercícios for bem pequena, a Long Put Diagonal criada será de débito.

Quando Usar

Espera-se que o ativo fique estagnado, dentro de um intervalo de preços, ou com uma "leve" inclinação altista. A Long Put Diagonal é uma estratégia que requer pouco investimento, mas se o mercado no vencimento mais distante, suba e venha a ultrapassar o PE, desde que a volatilidade implícita não varie, diferentemente da Long Call Calendar, ela terá um grande intervalo de preços para gerar ganhos.

O objetivo com a Long Put Diagonal é lucrar "rolando" a posição mais curta ou de venda, para o vencimento seguinte. A Long Put Diagonal permite também compensar possíveis perdas advindas de movimento desfavorável de mercado, "rolando" a opção de compra ou a opção de venda, ou ambas, na direção da nova tendência. Este tipo de ajuste não é complicado, envolve nada além da transição de um exercício para outro, vertical ou horizontalmente no mesmo, ou para um futuro período de vencimento, visando melhorar o risco contra perspectiva de retorno da estratégia.

Ganho

O potencial de ganho de uma estratégia de valor temporal é derivado do efeito da diminuição do tempo das opções. Dependendo do valor estimado da Put comprada (B&S), no final do vencimento da Put vendida (Exercício Front), e o preço do ativo (S) for igual ao preço de exercício da opção vendida (B), maior preço de exercício, o ganho máximo no Exercício Back será [Valor de liquidação estimado da Put comprada (B&S) ao final do Exercício Back + Prêmio recebido da venda (B) + Valor exercício venda (B)]. Os PEs dependem do valor da Put comprada, ao final do prazo de vencimento da Put vendida, cujo resultado da estratégia será igual a zero. Caso a estratégia seja criada para um crédito, haverá somente um ponto de equilíbrio. Do contrário, teremos um PE Baixo e um PE Alto.

Perda

Limitada, se o mercado no vencimento da opção Front, explode para qualquer direção, a perda máx. será [Dif. preços de exercícios (B-A) + Valor pago ou (-)Valor recebido]. No vencimento da opção Back, se o mercado explode para qualquer direção, a perda máx. será [Valor de liquidação estimado da Put comprada (B&S) ao final Exercício Back + Prêmio recebido da venda (B) + Valor exercício (B)].

Prazo de exercício

O Decay Effect afeta a estratégia de forma variada. Diminui o valor da opção Back, mas ajuda no resultado da estratégia da estratégia, corroendo mais rápido o valor da Front.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: [Vlr Liq. estimado da Put comprada (B&S) ao final do Exerc. Back + Prêmio recebido da venda (B) + Vlr exercício venda (B)]
  • Risco Máximos: [Vlr Liq. estimado da Put comprada (B&S) ao final do Exerc. Back + Prêmio recebido da venda (B) + Vlr exercício venda (B)]
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.