image

Descrição

Combina duas posições de venda, sendo uma opção Put OTM (A) de menor preço de exercício e outra opção Call OTM (C) de maior preço de exercício, que formam as "asas", com uma posição de compra de opção Put ATM (B) de preço de exercício intermediário que forma o "corpo" da gaivota, ambas para o mesmo vencimento.

A Long Put Seagull tem um perfil semelhante ao da Long Put Spread, mas o custo da estratégia é reduzido devido à entrada do prêmio com a venda da Call (C). Essa estratégia pode ser incluída na família das wingspreads ou dos "spreads de asas". A escolha do nome da estratégia é devido a semelhança do perfil de risco e retorno ter a forma de uma Soaring Seagull ou "gaivota planando". Porém, em algumas Bolsas de Derivativos a Long Put Seagull é denominada de Long Put Spread versus Call.

Quando Usar

Quando se acredita que a tendência do mercado é de baixa, ou, que tenda a baixar e não a subir, e estando o mercado próximo de (B) ou no "corpo" da gaivota, entre (AC).

Se tudo estiver dentro do previsto, ou seja, o preço do ativo subjacente tenha uma queda, a estratégia oferece um retorno limitado. Essa é uma estratégia agressiva, especialmente porque oferece:  imediata oportunidade de benefício com a apreciação de taxas de câmbio; hedge para proteção contra a queda de preços das commodities exportadas; custo zero ou receber pequeno prêmio na frente; e pequena proteção para grandes depreciações de moedas. Trabalha melhor no curto prazo.

Ganho

São limitados. No exercício, os ganhos são limitados quanto mais o mercado caia e ultrapasse ou seja igual a (A). Se a estratégia for executada para um crédito, somente haverá o PE Alto, que será igual ao [Preço de exercício médio (B) + Valor recebido]. O ganho máximo será igual a [Dif. Exercícios (B-A) + Valor recebido]. Com a estratégia gerando um débito ou igual a zero, o PE Baixo será igual ao [Preço de exercício médio (B) + Valor pago]. O ganho máximo será igual a [Dif. Exercícios (B-A) - Valor pago].

Perda

No exercício, as perdas são ilimitadas quanto mais o mercado suba e ultrapasse (C).

Prazo de exercício

A diminuição de tempo terá efeito positivo, sendo maior quando o preço do subjacente estiver próximo do "corpo" da gaivota (B). Em (A) ou (C), o decay effect é ligeiramente positivo.

Preferencialmente, faltando um mês para o vencimento da opção, se o preço do ativo subjacente estiver flutuando na "asa direita" (C) da gaivota, a estratégia poderá ser ajustada perna a perna, ou somente parcialmente, desfazendo-se os spreads com a criação de novos perfis de risco. Desta forma, os pequenos ganhos incrementam o retorno da estratégia ou ajudam a mitigar as perdas. A aceleração da perda ilimitada está a partir de (C).


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bearish (baixa)
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Dif. Exercícios (B-A) + Valor recebido/-Valor pago
  • Risco Máximos: Ilimitado
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.