image

Descrição

Combina a venda de opção de venda (Put) ATM (no dinheiro), a determinado preço de exercício (A), com a compra de outra opção de venda (Put) OTM (fora do dinheiro), de preço de exercício superior (B), ambas para o mesmo vencimento. Neste caso, temos uma posição bear put spread, ou no jargão de mercado, "trava de baixa". Além da denominação Long Put Spread, a estratégia pode ser encontrada como Bear Put Spread ou Put Debit Spread.

Quando Usar

Quando se acredita que a tendência do mercado é de baixa, ou, que tenda a baixar e não a subir. Se tudo estiver dentro do previsto, ou seja, o preço do ativo subjacente tenha uma queda, a estratégia oferece um grande potencial de retorno. O Bear Put Spread é atrativo porque a ponta de compra dá alavancagem e reduz o custo da ponta de venda.

Ganho

Ganhos limitados. O ganho máximo é alcançado no exercício quando o mercado liquida igual ou abaixo de (A). O PE para o comprador é (B) menos o valor líquido pago e, para o vendedor, o PE é (A) mais o valor líquido pago.

Perda

As perdas, no exercício, aumentam quando o mercado ultrapassa (B), onde se estabilizam. Com as estratégias put x put, a perda máxima é o valor líquido pago.

Prazo de exercício

Se o mercado está no meio do caminho, entre (A) e (B), a diminuição do prazo de exercício não afeta a estratégia. Em (A), com o passar do tempo, os ganhos aumentam numa porcentagem mais moderada. Já em (B), incrementam-se ao máximo as perdas.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Bearish (baixa)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: Diferença entre os Exercícios (B-A) - Valor líquido pago
  • Risco Máximos: Valor líquido pago
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.