image

Descrição

É a combinação de uma quantidade de venda do ativo subjacente e com parte do recurso obtido, compra uma quantidade igual de opções de compra (Call) ATM (A), ou ligeiramente OTM, de maior preço de exercício, sendo o restante da venda aplicado em renda fixa para garantir a recompra do ativo posteriormente.

A Long Put Synthetic tem essa denominação porque a posição estabelecida apresenta o mesmo perfil de risco e retorno como de uma Long Put, mas com um crédito ao invés do débito líquido, gerado pela venda do ativo. A Long Put Synthetic é também denominada de Operação "Caixa" e de Protected Short.

Quando Usar

Se o mercado estiver próximo de (A), com sinais de ruptura, e então, acredita-se que haverá um movimento bem grande de baixa. A estratégia é usada como hedge para proteger a venda do ativo contra o risco de queda, com a compra de uma opção de compra impondo um limite para essa queda.

O investidor faz "caixa" com a venda do ativo, compra a opção e ainda faz uma aplicação financeira com a diferença. Para atingir esse objetivo, o investidor acredita que o preço à vista (S) no vencimento estará abaixo de (A), obtendo assim a taxa integral com o encaixe da aplicação e perdendo apenas o prêmio desembolsado, pois a opção de compra "virará pó". Portanto, o investidor espera uma baixa volatilidade no mercado. A taxa implícita do mercado de opções será menor que a taxa de aplicação em renda fixa. A ponta de compra de opção de compra dá o direito ao titular de comprar o ativo subjacente pelo preço de exercício, se o mercado subir acima de (A). Com o mercado bullish, o preço da Call aumenta e caso o titular queira adquirir novamente o ativo subjacente, bastará vender a Call para compensar as perdas sustentadas pela posição do ativo.

Ganho

Em tese, o ganho é ilimitado, em função da queda do preço à vista. Mas, o ganho será igual a [(S) - Prêmio (A)], ou seja, ganho máximo de 100% do valor da estratégia, porque o ativo não pode ser menor do que zero. No exercício, o Ponto de Equilíbrio (PE) será [Preço de compra do ativo (S) - Prêmio recebido] ou [(A) - Prêmio (A) + (A) - (S)]. Para cada ponto abaixo do PE, aumenta o ganho na mesma proporção, sendo mais vantajoso do que o hedge (cobertura).

Perda

Limitada, sendo igual a [Prêmio (A) + (A) - (S)]. A perda máxima é realizada acima do preço de exercício (A). Para cada ponto abaixo de (A), diminui a perda na mesma proporção.

Prazo de exercício

o efeito da diminuição do tempo prejudica o valor da opção comprada.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bearish (baixa)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: (S) - Prêmio (A)
  • Risco Máximos: Prêmio (A) + (A) - (S)
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.