image

Descrição

Consiste somente de opções de compra (Call), com três preços de exercícios diferentes, sendo uma ponta de compra de menor preço ITM (A), duas pontas de venda com preço intermediário ATM (B), e outra ponta de compra OTM (C) com preço maior do que os anteriores, ambas para o mesmo vencimento e com a quantidade de posições de compra iguais à quantidade da posição de venda, formando a borboleta clássica ou simétrica, mas com a asa direita quebrada.

Quando Usar

Entrar quando faltar um mês ou menos, para a data do vencimento das opções e se o investidor acredita que o mercado, no vencimento, estará próximo de (B).

Ganho

O ganho máximo ocorre se, no exercício, o mercado estiver no "corpo" da borboleta (B). Esse ganho seria (B)-(A), menos o custo de se montar a borboleta. Tal ganho cresce, quase que totalmente, no último mês. Caso o mercado exploda para cima, a estratégia terá um lucro limitado, qualquer que seja a cotação acima da "asa" direita quebrada (C), diferentemente da Long Call Butterfly, que tem perda limitada igual ao valor líquido pago. A "asa" direita (C) quebrada da borboleta dá uma "stopada" na perda, e a estratégia passa a ter um ganho limitado.

Perda

No exercício, com o mercado em baixa, a perda é suportada no preço da "asa" esquerda (A), sendo igual ao custo da borboleta. O PE está em (A) mais o custo de montagem da borboleta.

Prazo de exercício

A diminuição do tempo será desprezível até o último mês de vencimento. O Decay Effect beneficiará a posição entre (A) e (C), sendo maior em (B), "corpo" da borboleta. A diminuição do tempo é positiva para o valor da posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Diferença entre os Exercícios - Valor líquido pago
  • Risco Máximos: Valor líquido pago
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro