image

Descrição

É a venda de uma quantidade de opções de venda (Put) ATM (B), com a compra de uma quantidade maior de opções de venda OTM (A), para um mesmo vencimento, sendo o preço de exercício da venda superior ao da compra. Em algumas Bolsas de Derivativos a Put Ratio Backspread, na proporção de 2 compras para 1 venda (2:1), é denominada de Long Two by One Ratio Put Spread.

Quando Usar

De forma geral, quando o mercado estiver próximo de (A) e mostrar sinais de aumento de atividade, com grandes possibilidades de ir para baixo (se, por exemplo, o movimento mais recente for de alta, seguido de um colapso do mercado).

A Put Ratio Backspread gera um débito inicial quando for montada com a quantidade de compras maior que a quantidade de vendas, nas proporções 2:1, 3:1, 4:1 e 4:2. Com as proporções maiores, 3:2 e 4:3, o valor inicial será um crédito líquido mas, por outro lado, aumentará a exposição de riscos.

Ganho

Se a estratégia for executada para um débito, somente haverá o PE Baixo, calculado da seguinte forma: [qtde de compras x (A - prêmio das compras) - qtde vendas x (B - prêmio das vendas)]/(qtde de compras - qtde de vendas). Com a estratégia gerando um crédito, o PE Alto será igual ao maior preço de exercício (B) - Valor recebido/qtde de vendas. O ganho será ilimitado, quanto mais o preço do subjacente fique abaixo do PE Baixo.

Perda

Se o mercado, no exercício, estiver em (B), e a estratégia inicial for de débito, a perda máxima será igual a [Dif. preços de exercícios (B-A) x qtde de vendas + Valor pago]. Quando a estratégia for de crédito, a perda máxima será igual a [Dif. preços de exercícios (B-A) x qtde de vendas - Valor recebido]. Esta perda é menor que num equivalente Long Straddle ou Straddle de compra, sendo que tal estratégia limita o potencial de ganhos até e acima de (B).

Prazo de exercício

Diminui a perda se o mercado estiver em (B), porque a diminuição do valor da opção acelera mais rapidamente. Entretanto, ao entrar no último mês, deve-se sair o mais rápido possível se o mercado estiver próximo de (A). Abaixo do menor PE, pelo aumento do valor da posição de compra (Long), temos a maior proporção de ganhos acumulados.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Bearish (baixa)
  • Volatilidade: Alta (high)
  • Retorno Máximo: Ilimitado
  • Risco Máximos: Dif. exercícios (B-A) x qtde vendas +Valor pago/-Valor recebido
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.