image

Descrição

É a compra de uma quantidade de opções de venda (Put) ATM (B), com a venda de uma quantidade superior de opções de venda ATM (A), para um mesmo vencimento, sendo o preço de exercício da compra superior ao da venda. Em algumas Bolsas de Derivativos a Put Ratio Spread, na proporção de 2 vendas para 1 compra (2:1), é denominada de Short Two by One Ratio Put Spread.

Quando Usar

De forma geral, quando o mercado estiver próximo de (B) e o investidor acredita na redução da volatilidade e numa provável queda lenta do preço do ativo. A montagem dos spreads mais comuns, raramente se fazem maior do que na razão 1:3; excesso de duas vendas, porque a ponta extra de venda acelera a exposição à riscos ilimitados.

A Put Ratio Spread gera um débito inicial quando for montada com a quantidade de vendas maior que a quantidade de compras, nas proporções 2:1, 3:2, 4:3; 4:2 e 5:3. Com as proporções maiores, 3:1; 4:1, etc, o valor inicial será um crédito líquido, mas em compensação aumentará em muito à exposição de riscos.

Ganho

Se a estratégia for executada para um crédito, somente haverá o PE Baixo, calculado da seguinte forma: [qtde de vendas x (A - prêmio vendas) - qtde de compras x (B - prêmio compras)]/(qtde de vendas - qtde de compras). Com a estratégia gerando um débito, o PE Alto será igual ao maior preço de exercício (B) - Débito líquido pago/qtde de compras. O ganho será limitado se, no exercício, o mercado estiver em (A). Se a estratégia inicial for de débito, o ganho máximo será igual a [Diferença entre os preços de exercícios (B-A) x qtde de compras - Valor pago]. Quando a estratégia for de crédito, o ganho máximo será igual a [Diferença entre os preços de exercícios (B-A) x qtde de compras + Valor recebido].

Perda

A perda é ilimitada abaixo do menor PE, sendo proporcional ao número de vendas (Sells) excedentes da posição.

Prazo de exercício

Se o mercado estiver em (A) obtém-se ganhos, porque a diminuição do valor da posição acelera mais rapidamente com o passar do tempo. Se o vencimento está próximo da ponta de compra (B), o impacto é negativo.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Dif. exercícios (B-A) x #buy - Valor pago/+Valor recebido
  • Risco Máximos: Ilimitado
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.