image

Descrição

Consiste somente de opções de compra (Call), com três preços de exercícios diferentes, sendo uma compra de menor preço ITM (A), uma venda com preço intermediário ATM (B), e uma compra OTM (C) com preço maior do que os anteriores, ambas para o mesmo vencimento e com a quantidade de posições de compra superior à quantidade da posição de venda, na proporção por exemplo de +2(A), -4(B) e +3(C), formando uma borboleta simétrica ou com a mesma distância entre os preços de exercícios, mas com a "asa direita" modificada. A modificação tem o efeito, se caso o mercado subir e ultrapassar (C), de manter a lucratividade da estratégia, reduzindo a exposição de risco da "asa" direita (Right Wing).

Quando Usar

Entrar quando faltar um mês ou menos, para a data do vencimento das opções e se o investidor acredita que o mercado, no vencimento, estará próximo de (B).

Ganho

O ganho ocorre se, no exercício, o mercado estiver no "corpo" da borboleta (B). Esse ganho seria limitado a (B)-(A), menos o custo de se montar a borboleta. Tal ganho cresce, quase que totalmente, no último mês. Caso o mercado exploda para cima, a estratégia terá um lucro ilimitado, qualquer que seja a cotação acima da "asa" direita (C), diferentemente da Long Call Butterfly, que tem perda limitada igual ao valor líquido pago. A "asa" direita (C) da borboleta modificada dá uma "stopada" na perda, e a estratégia passa a ter um ganho ilimitado.

Perda

No exercício, com o mercado em baixa, a perda é suportada no preço da "asa" esquerda (A), ou em (C), se o mercado for de alta, sendo igual ao custo da borboleta. São dois PEs: o PE Baixo igual a [(A) + valor líquido pago/2] e o PE Médio igual a [(C) - valor líquido pago/2].

Prazo de exercício

A diminuição do tempo será desprezível até o último mês de vencimento. O Decay Effect beneficiará a posição entre (A) e (C), sendo maior em (B), "corpo" da borboleta. A diminuição do tempo é positiva para o valor da posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Ilimitado
  • Risco Máximos: Valor líquido pago
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.