image

Descrição

Combina duas posições de venda, sendo uma opção Call OTM (A) de menor preço de exercício e outra opção Call ATM (C) de maior preço de exercício, que formam as "asas", com uma posição de compra de opção Call OTM (B) de preço de exercício intermediário que forma o "corpo" da gaivota, ambas para o mesmo vencimento. Olhando para o perfil da Long Put Seagull, ele é idêntico ao perfil dessa nova estratégia gaivota. Mas devido a quantidade dobrada de vendas e por ser montada somente com opções de compra (Call), ela não poderia ter o mesmo nome. Portanto, a nomenclatura para o perfil da nova gaivota foi escolhido levando em conta as características de quantidade superior de vendas e por ser construída somente com opções de compra, passando então a ser nomeada de estratégia SEAGULL CALL RATIO SPREAD.

Essa estratégia pode ser incluída na família das wingspreads ou dos "spreads de asas". A escolha do nome da estratégia é devido a semelhança do perfil de risco e retorno ter a forma de uma Soaring Seagull ou "gaivota planando".

Quando Usar

Quando se acredita que a tendência do mercado é de baixa, ou, que tenda a baixar e não a subir, e estando o mercado próximo de (B) ou no "corpo" da gaivota, entre (AC). Se tudo estiver dentro do previsto, ou seja, o preço do ativo subjacente tenha uma queda, a estratégia oferece um retorno limitado.

Essa é uma estratégia agressiva, especialmente porque oferece: imediata oportunidade de benefício com a apreciação de taxas de câmbio; hedge para proteção contra a queda de preços das commodities exportadas; custo zero ou receber pequeno prêmio na frente; e pequena proteção para grandes depreciações de moedas. Trabalha melhor no curto prazo.

Ganho

São limitados. No exercício, os ganhos são limitados quanto mais o mercado caia e ultrapasse ou seja igual a (A).

Esta estratégia gera um crédito, podendo haver um PE Alto, que será igual ao [Preço de exercício médio (B) + Crédito líquido recebido] ou um PE Baixo, igual ao [Preço de exercício menor (A) + Crédito líquido recebido]. O ganho ocorre se, no vencimento, a cotação do ativo subjacente ficar abaixo do PE, sendo limitado ao máximo qualquer que seja a cotação abaixo da "asa" esquerda da gaivota (A), quando ambas opções expiram sem valor ou "viram pó" e o ganho equivale ao prêmio recebido.

Perda

No exercício, as perdas são ilimitadas quanto mais o mercado suba e ultrapasse (C).

Prazo de exercício

A diminuição de tempo terá efeito positivo, sendo maior quando o preço do subjacente estiver próximo do "corpo" da gaivota (B). Em (A) ou (C), o decay effect é ligeiramente positivo. Preferencialmente, faltando um mês para o vencimento da opção, se o preço do ativo subjacente estiver flutuando na "asa direita" (C) da gaivota, a estratégia poderá ser ajustada perna a perna, ou somente parcialmente, desfazendo-se os spreads com a criação de novos perfis de risco. Desta forma, os pequenos ganhos incrementam o retorno da estratégia ou ajudam a mitigar as perdas. A aceleração da perda ilimitada está a partir de (C).


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bearish (baixa)
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Valor recebido
  • Risco Máximos: Ilimitado
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:

Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro