image

Descrição

É a compra de opções de compra (Call) ITM (A) para um vencimento mais próximo (Front Month), com a venda de opções de compra (Call) OTM (B) para um vencimento mais distante (Back Month).

A Short Call Diagonal é conhecida como Diagonal Spread porque envolve um Horizontal Spread, que apresenta opções com diferentes prazos de vencimentos, com um Vertical Spread, que apresenta opções com diferentes preços de exercícios. Por causa da diferença de prazos, há uma grande dificuldade de se construir, no vencimento Back da opção vendida, um perfil de risco e retorno da estratégia. Para contornar esse problema, estima-se o valor da opção vendida para o vencimento Back, calculado ao final do vencimento da ponta comprada, via modelo de precificação de opções, por exemplo, o Black-Scholes.

Em algumas publicações, a Short Call Diagonal é denominada de Call Diagonal Spread ou Diagonal Credit Spread. A Short Call Diagonal é um Spread Diagonal, cuja ideia subjacente desse tipo de estratégia é a partir do Decay Effect ou prazo e da volatilidade implícita do prêmio da ponta vendida, que são fatorados, produzir um hedge contra qualquer movimento adverso de preço do ativo, para o prazo restante do vencimento da ponta de venda.

Quando Usar

Espera-se que o ativo venha a movimentar-se bruscamente, mas não sabendo ao certo qual a direção. O objetivo com a Short Call Diagonal é lucrar "rolando" a posição mais curta ou de compra, para o vencimento seguinte.

A Short Call Diagonal permite também compensar possíveis perdas advindas de movimento desfavorável de mercado, "rolando" a opção de compra ou a opção de venda, ou ambas, na direção da nova tendência. Este tipo de ajuste não é complicado, envolve nada além da transição de um exercício para outro, vertical ou horizontalmente no mesmo, ou para um futuro período de vencimento, visando melhorar o  risco contra perspectiva de retorno da estratégia.

A estratégia Diagonal Spread se beneficia quando a volatilidade implícita sobe, principalmente se ela for mais alta no vencimento front do que no mês seguinte.

Ganho

O potencial de ganho de uma estratégia de valor temporal é derivado do efeito da diminuição do tempo das opções. No vencimento da opção mais próxima (ponta de compra), exercício Front, se o mercado explode para baixo, o ganho será limitado ao crédito líquido inicial. Caso o mercado exploda para cima, o ganho será igual a [Diferença entre os preços de exercícios + Crédito líquido inicial]. Se no vencimento da opção mais distante (ponta de venda), exercício Back, o mercado explode para baixo, ultrapassando o PE Baixo, ou explode para cima, ultrapassando o PE Alto, dependendo do valor estimado da Call vendida (B&S) ao final do Exercício Front, o ganho máximo será igual ao [:Valor de liquidação estimado da call vendida (B&S) no Exercício Back + (-)Prêmio pago pela ponta de compra + Valor de liquidação do exercício da compra (A)]. Os PEs dependem do valor estimado da Call vendida (B&S) ao final do prazo de vencimento da call comprada.

Perda

No exercício mais distante, dependendo do valor estimado da Call vendida (B&S) ao final do Exercício Front, e o preço do ativo (S) sendo igual ao preço de exercício das opções  (A), a perda máxima será igual ao [Valor liquidação estimado da Call vendida (B&S) no Exercício Back + (-) Prêmio da ponta de compra + Valor liquidação exercício da compra (A)].

Prazo de exercício

O Decay Effect afeta a estratégia de forma variada. Diminui o valor de compra da opção de curto prazo, mas ajuda no resultado da estratégia corroendo mais rapidamente o valor da ponta de venda de longo prazo. Isto tem o efeito de alargar o spread entre os dois preços da opção.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bearish (baixa) ou Bullish (alta)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: [Vlr liq. estimado da Call vendida (B&S) no Exerc. Back + (-)Prêmio pago pela ponta de compra + Vlr liq. exercício da compra (A)]
  • Risco Máximos: [Vlr liq. estimado da Call vendida (B&S) no Exerc. Back + (-) Prêmio da ponta de compra + Vlr liq. exercício da compra (A)].
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.