image

Descrição

Combina duas posições de compras, sendo uma opção Put OTM (A) de menor preço de exercício e outra opção Call OTM (C) de maior preço de exercício, que formam as "asas", com uma posição de venda de opção Call ATM (B) de preço de exercício intermediário, que forma o "corpo" da gaivota, ambas para o mesmo vencimento.

A Short Call Seagull tem um perfil semelhante ao da Short Call Spread, mas a ponta de compra da Put (A), preço de exercício que forma a "asa" esquerda da gaivota, provê potencial ganho ilimitado, se o mercado cair e ultrapassar aquele preço. Geralmente, a Short Call Seagull pode ser construída com um pequeno desembolso ou nenhum prêmio na frente, em virtude das pontas de compras OTM serem financiadas pela venda da Call ATM.

Essa estratégia pode ser incluída na família das wingspreads ou dos "spreads de asas". A escolha do nome da estratégia é devido a semelhança do perfil de risco e retorno ter a forma de uma Soaring Seagull ou "gaivota planando". Porém, em algumas Bolsas de Derivativos a Short Call Seagull é denominada de Short Call Spread versus Put.

Quando Usar

Quando se acredita que a tendência do mercado é de baixa, ou, que tenda a cair e não a subir, estando o mercado próximo de (B) ou no "corpo" da gaivota, entre (AC). Se tudo estiver dentro do previsto, ou seja, o preço do ativo subjacente tenha uma queda, a estratégia oferece um retorno ilimitado.

Essa é uma estratégia agressiva, especialmente porque oferece: limitado ganho com a apreciação de taxas de câmbio; ganho especulativo com a queda do preço do ativo; hedge como proteção contra a queda de preços das commodities importadas; custo zero ou pequeno prêmio pago na frente; limitado risco de depreciações de moedas. Trabalha melhor no curto prazo.

Ganho

São ilimitados. No exercício, ganho ilimitado ocorre quanto mais o mercado caia e ultrapasse o preço da ponta de compra da Call (A). Se a estratégia for executada para um crédito, somente haverá o PE Alto, sendo igual ao [Preço de exercício médio (B) + Valor recebido]. Com a estratégia gerando um débito ou igual a zero, o PE Baixo será igual ao [Menor preço de exercício (A) - Valor pago].

Perda

Limitadas. No exercício, as perdas são limitadas quanto mais o mercado suba e ultrapasse ou seja igual a (C). Com a estratégia gerando um débito ou igual a zero, a perda máxima será igual a [Dif. exercícios (C-B) + Valor pago]. Se a estratégia for executada para um crédito, a perda máxima será igual a [Dif. exercícios (C-B) - Valor recebido].

Prazo de exercício

A diminuição de tempo terá efeito negativo, sendo maior quando o preço do subjacente estiver próximo do "corpo" da gaivota (B). Entre (A) e (B), o Decay Effect tem menos efeito sobre o valor da posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bearish (baixa)
  • Volatilidade: Alta (high)
  • Retorno Máximo: Ilimitado
  • Risco Máximos: Dif. exercícios (C-B) + Valor pago/-Valor recebido
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.