image

Descrição

Combina uma Covered Put com uma ponta de compra adicional de opção de compra (Call). A Short Collar equivale a venda de uma quantidade do ativo, simultaneamente ou não, com duas posições de opções, sendo a venda de uma quantidade de opções de venda (Put) OTM (A), e outra quantidade igual de compra de opções de compra (Call) ATM (B), de preço de exercício superior, ambas para o mesmo vencimento. Com a Short Collar, o investidor realiza os lucros alcançados pelo ativo subjacente, com a expectativa de recomprá-lo no futuro por um preço melhor. Os preços de exercícios da Put e da Call são chamados, respectivamente, de "teto" (ceiling) e de "chão" (floor) da posição, ficando o preço do ativo entre esses dois limites. O preço da Call estabelece um preço mínimo de saída, se o investidor precisar liquidar num momento de subida substancial, liquidar a posição. O preço da Put fixa um limite superior de ganhos do ativo. Com isto, o investidor renuncia o ganho com a queda de preço do ativo abaixo do preço da Put. Em troca, por aceitar limitar o potencial  ganho, o investidor recebe um preço mínimo pelo qual o ativo pode ser comprado durante a vida da Short Collar.

A Covered Put Collar, ou simplesmente conhecida como um Short Collar, é uma Covered Put com a perda limitada. Quando a Put cobre totalmente o custo da Call, a Short Collar é denominada de Cashless ou Costless, ou ainda, de Zero Cost Short Collar.

Quando Usar

É frequentemente usada como uma estratégia de hedge, para um investidor que possui um ativo que alcançou ganhos significativos e deseja realizar os lucros, com a expectativa de recomprá-lo no futuro. A Short Collar tem um perfil semelhante ao de um spread de baixa, onde a parte de baixo é protegida pela Call que é financiada pela Put, que limita o potencial de ganho da parte superior do spread.

Ganho

Se o mercado, no exercício, cair e esteja em ou ultrapasse (A), o ganho ou Retorno Máximo será igual a [Preço de compra do ativo (S) + Prêmio da Put (A) - Preço de exercício da Put (A) - Prêmio da Call (B)]. O PE será igual ao [Preço de compra do ativo (S) - (Prêmio da Call (B) - Prêmio da Put (A))].

Perda

Se o mercado, no exercício, subir e esteja em ou ultrapasse (B), a perda ou Risco Máximo será igual a [Preço de ex. da Call (B) - Preço de exercício da Put (A) - Retorno Máx.].

Prazo de exercício

Varia com o nível de preço do ativo subjacente em relação aos preços de exercícios das opções. O efeito será mínimo, caso o preço do ativo esteja situado entre os preços de exercícios. Se o preço do ativo ficar próximo do menor preço de exercício, no caso da Put (A), os ganhos geralmente aumentam a uma taxa mais rápida com a diminuição do tempo. Alternativamente, se o preço do ativo subjacente ficar mais próximo do preço de exercício mais alto, no caso da Call (B), as perdas geralmente aumentam a uma taxa mais rápida com passagem de tempo.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: (S) + Prêmio da Put - (A) - Prêmio da Call
  • Risco Máximos: Dif. exercícios (B-A) - Retorno Máximo
  • Requer Margem: (S-B)

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.