image

Descrição

A Short Gut Iron Butterfly é uma variação da Short Iron Butterfly, sendo constituída de uma venda de Call ITM, de menor preço de exercício (A), e outra venda de Put ITM, de maior preço de exercício (C), mais o "corpo comprado", sendo uma compra de Call ATM (B) e outra compra de Put ATM (B), que é a combinação de Bear Call Spread e Bull Put Spread.

Esta estratégia também pode ser montada com Long Straddle e Short Gut Strangle (ITM). As vendas (A) e (C) formam as "asas", enquanto que as duas compras, com preço de exercício intermediário (B), formam o "corpo" da borboleta.

A Short Gut Iron Butterfly é outra estratégia wingspread, que está se tornando bastante popular porque gera um crédito líquido inicial, ao contrário da Long Gut Iron Butterfly que gera um débito, e pode oferecer um bom retorno se o mercado liquida nas "asas" da borboleta. Observar que as distâncias (B-A) e (C-B) devem ser iguais.

Quando Usar

Quando o mercado pode apresentar movimento para qualquer direção. A estratégia também é usada quando existe a possibilidade de aumento da volatilidade.

Ganho

O ganho é assegurado, se no exercício, houver um movimento direcional do mercado, e o preço do ativo subjacente estiver nas "asas" da borboleta férrea, abaixo do menor preço de exercício (A) ou acima do maior preço de exercício (C). O ganho máximo é igual ao valor líquido recebido, menos a diferença entre os preços de exercícios (B-A) ou (C-B). O PE Baixo é o Preço de exercício menor (A) + [Valor líquido recebido - Diferença entre os preços de exercícios (B-A)], ao passo que, o PE Alto é igual ao Preço de exercício maior (C) - [Valor líquido recebido - Diferença entre os preços de exercícios (C-B)].

Perda

A perda máxima ocorre se, no exercício, o mercado encontra-se no preço de exercício intermediário (B), ou "corpo" da borboleta. A perda máxima é igual a Diferença entre os preços de exercícios (B-A) - [Valor líquido recebido - Diferença entre os preços de exercícios (C- B)].

Prazo de exercício

Com esta estratégia pode-se simplesmente desfazer os spreads comprando de volta as opções que foram vendidas e vendendo as opções compradas no momento da montagem. Preferencialmente, faltando um mês para o vencimento da opção, se o preço do ativo subjacente estiver flutuando para baixo ou para cima, ou seja, estando em uma das "asas" da borboleta, traders experientes ajustam a estratégia perna a perna, ou só o fazem parcialmente, desfazendo os spreads ou criando novos perfis de risco. Desta forma, os pequenos ganhos, incrementam o retorno da estratégia, ou ajudam a mitigar as perdas. A aceleração de perda máxima está em (B). Se o mercado move-se fora da área (AC), a diminuição do tempo beneficia o titular da posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Alta (high)
  • Retorno Máximo: Valor líq. recebido. - Dif. Exercícios (B-A)
  • Risco Máximos: Dif. Exercícios (B-A) - [temp:Valor líq. recebido - Dif. Exercícios (C-B)]
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.