image

Descrição

Combina Short Straddle (ATM) e Long Strangle (OTM), com os preços de exercícios acima e abaixo do Straddle vendido, com todas as opções para o mesmo vencimento. A compra de Put de menor preço OTM (A) e a compra de Call de preço maior OTM (C) formam as "asas", enquanto que as duas vendas, com preço de exercício intermediário ATM (B), sendo uma Put e outra Call, formam o "corpo" da borboleta. Esta estratégia também pode ser montada combinando-se Bull Put Spread e Bear Call Spread. O valor líquido recebido ocorre porque as "asas" são formadas por compras mais baratas (OTM) que as vendas (ATM), que formam o "corpo" da borboleta. Observar que as distâncias (B-A) e (C-B) devem ser iguais.

Quando Usar

Quando o mercado estiver em ou próximo de (B), ou se irá permanecer em (B). A estratégia também é usada quando existe a possibilidade de volatilidade baixa.

Ganho

O ganho máximo é assegurado quando o spread está colocado. Ocorre quando o mercado encontra-se, no exercício, no preço de exercício intermediário (B) ou "corpo" da borboleta. O ganho máximo é igual ao Valor líquido recebido na abertura da operação, calculado entre os prêmios das vendas (B) menos os prêmios das compras (A+C). O PE Baixo, é o preço de exercício intermediário (B) menos o Valor líquido recebido, ao passo que, o PE Alto, é o preço de exercício intermediário (B) mais o Valor líquido recebido.

Perda

A perda máxima ocorre se houver um movimento direcional do mercado. No exercício, se o mercado estiver nas "asas" da borboleta, em ou abaixo de (A), e em ou acima de (C), sendo a perda igual ao Valor líquido recebido quando do estabelecimento da estratégia.

Prazo de exercício

Com esta estratégia pode-se simplesmente desfazer os spreads comprando de volta as opções que foram vendidas e vendendo as opções compradas no momento da montagem. Preferencialmente, faltando um mês para o vencimento da opção, se o ativo subjacente estiver flutuando para baixo ou para cima, ou seja, estando em uma das "asas" da borboleta, a estratégia poderá ser ajustada perna a perna, ou somente parcialmente, desfazendo-se os spreads com a criação de novos perfis de risco. Desta forma, os pequenos ganhos, incrementam o retorno da estratégia, ou ajudam a mitigar as perdas. A aceleração de perda máxima está em (AC). Se o mercado move-se fora da área (AC), a diminuição do tempo afeta o titular da posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Valor líquido recebido
  • Risco Máximos: Diferença entre os Exercícios (C-B) - Valor líquido recebido
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.