image

Descrição

É a compra de opções de venda (Put) ATM (A) para um vencimento mais próximo (Front Month), com a venda de opções de venda (Put) ATM (A) para um vencimento mais distante (Back Month).

A Short Put Calendar é conhecida como Time ou Horizontal Spread porque envolve opções com idênticos preços de exercício e prazos de vencimento diferentes. Por causa da diferença de prazos, há uma grande dificuldade de se construir, no vencimento Back da opção vendida, um perfil de risco e retorno da estratégia. Para contornar esse problema, estima-se o valor da opção vendida para o vencimento Back, calculado ao final do vencimento da ponta de compra, via modelo de precificação de opções, por exemplo, o Black-Scholes. Em algumas publicações, a Short Put Calendar é denominada de Put Time Spread ou Calendar Put Spread.

A Short Put Calendar é um Spread Calendário, cuja ideia subjacente desse tipo de estratégia é a partir do Decay Effect ou prazo e da volatilidade implícita do prêmio da ponta vendida, que são fatorados, produzir um hedge contra qualquer movimento adverso de preço do ativo, para o prazo restante do vencimento da ponta de venda.

Quando Usar

Espera-se que o ativo venha a movimentar-se bruscamente, mas não sabendo ao certo qual a direção. O objetivo com a Short Put Calendar é lucrar "rolando" a posição mais curta ou de compra, para o vencimento seguinte.

A Short Put Calendar permite também compensar possíveis perdas advindas de movimento desfavorável de mercado, "rolando" a opção de compra ou a opção de venda, ou ambas, na direção da nova tendência. Este tipo de ajuste não é complicado, envolve nada além da transição de um exercício para outro, vertical ou horizontalmente no mesmo, ou para um futuro período de vencimento, visando melhorar o risco contra perspectiva de retorno da estratégia.

A estratégia Calendário Spread se beneficia quando a volatilidade implícita sobe, principalmente se ela for mais alta no vencimento mais próximo do que no mês seguinte.

Ganho

O potencial de ganho de uma estratégia de valor temporal é derivado do efeito da diminuição do tempo das opções. O ganho será limitado, se o mercado no vencimento da opção Front (ponta de compra), explode para qualquer direção, e no vencimento da opção Back (ponta de venda), explode para cima, e ultrapasse o PE Alto, o ganho máximo será igual ao Crédito líquido inicial. Se no vencimento da opção Back, o mercado explode para baixo, ultrapassando o PE Baixo, e dependendo do valor estimado da Put vendida (B&S) ao final do Exercício Front, o ganho máximo no Exercício Back será igual ao [Valor de liquidação estimado da Put vendida (B&S) no Exercício Back + (-)Prêmio da ponta de compra + Valor de liquidação do exercício da compra (A)]. Os PEs dependem do valor estimado da Put vendida (B&S), ao final do prazo de vencimento da Put comprada.

Perda

No exercício Back, dependendo do valor estimado da Put vendida (B&S) ao final do prazo de vencimento da Put comprada, e o preço do ativo (S) sendo igual ao preço de exercício das opções (A), a perda máxima será igual ao [Valor de liquidação estimado da Put vendida (B&S) no Exercício Back + (-)Prêmio da ponta de compra + Valor de liquidação exercício da compra (A)].

Prazo de exercício

Se o ativo move-se bastante para qualquer direção, ambas opções perdem valor temporal rapidamente, tornando lucrativa a estratégia. Por outro lado, se o mercado não variar, ficando entre os PEs, tornará a estratégia perdedora, cuja ponta de curto prazo perderá valor temporal mais rápido que a ponta vendedora de longo prazo.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Hedge
  • Expectativa: Bearish (baixa) ou Bullish (alta)
  • Volatilidade: Neutra
  • Retorno Máximo: [Vlr liquidação estimado da Put vendida (B&S) no Exerc. Back + (-)Prêmio ponta de compra + Vlr liq. exercício da compra (A)]
  • Risco Máximos: [Vlr liquidação estimado da Put vendida (B&S) no Exerc. Back + (-)Prêmio ponta de compra + Vlr liq. exercício da compra (A)]
  • Requer Margem: Sim

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.