image

Descrição

Combina Bear e Bull Spread, usando quatro preços de exercícios diferentes para o mesmo vencimento. Esta estratégia é composta somente com opções de venda (Put), sendo duas vendas OTM (A) e ITM (D), respectivamente, o menor e o maior preço de exercício, que correspondem as "asas", e duas compras, com preços de exercícios intermediários OTM (B) e ITM (C), que correspondem ao "corpo" do condor.

A Short Put Condor é outra estratégia wingspread, cujo "corpo" é formado por um intervalo de preços de exercícios (rangebound). Essa estratégia não é tão popular, porque gera um crédito líquido inicial e oferece um pequeno retorno, quando comparado com Straddles e Strangles, apenas com um risco ligeiramente menor. Observar que as distâncias (B-A), (C-B) e (D-C) devem ser iguais.

Quando Usar

Quando o mercado, com menos de um mês para liquidar, estiver dentro do intervalo (BC) ou "corpo" do condor, porém acreditando que haja uma tendência de forte movimento para fora desta região.

Ganho

O ganho máximo é realizado, se o mercado, no exercício, estiver nas "asas" do condor, em ou abaixo de (A), e em ou acima de (D). O ganho será igual ao valor líquido recebido quando da montagem da estratégia.

Perda

A perda máxima ocorre, se a posição for mantida, até a data de liquidação no exercício, e o preço do ativo subjacente sendo negociado dentro do intervalo (BC) ou "corpo" do condor. A perda será igual a (C-B) menos o Valor líquido recebido.

Prazo de exercício

Com esta estratégia pode-se simplesmente desfazer o spread comprando de volta as opções que foram vendidas e vendendo as opções compradas no momento da montagem. Preferencialmente, faltando um mês para o vencimento da opção, se o ativo subjacente estiver flutuando próximo do "corpo" do condor, a estratégia poderá ser ajustada perna a perna, ou somente parcialmente, desfazendo-se o spread com a criação de novos perfis de risco. Desta forma, os pequenos ganhos, incrementam o retorno da estratégia, ou ajudam a mitigar as perdas. A diminuição do tempo é insignificante até o último mês, durante o qual emerge o típico condor. A perda máxima se acelera quando diminui o prazo, com o mercado situado no intervalo (BC).


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção
  • Expectativa: Neutra
  • Volatilidade: Alta (high)
  • Retorno Máximo: Valor líquido recebido
  • Risco Máximos: Diferença entre os Exercícios (C-B) - Valor líquido recebido
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro.